Como é a psicoterapia?

Antes de qualquer coisa, marcamos uma primeira sessão, uma primeira conversa. Nessa primeira conversa, falamos sobre o que te trouxe até a psicoterapia, pelo o que você está passando, o que você espera desse processo, sobre você e sua história.

Nessa primeira sessão, também é explicado como o processo da psicoterapia funciona, sobre frequência e preços. Qualquer dúvida que tenha ficado pode ser sanada nessa primeira conversa e também a qualquer momento durante o processo terapêutico.

O processo terapêutico é um encontro entre duas ou mais pessoas, um encontro especial. A finalidade desse encontro entre psicólogo e paciente, ou pacientes, é promover uma vida mais clara e livre. Uma vida que possa ser vivida com dignidade. Espera-se que nesses encontros o paciente encontre condições de compreender e superar os percalços e sofrimentos de sua vida.

O que é necessário?

Para que esse encontro terapêutico aconteça, um tripé é absolutamente necessário.

Esse tripé é constituído por: acolhimento, respeito e compreensão.

Acolhimento: É o meu carro-chefe. Com isso, quero dizer que absolutamente nada do que você disser será julgado. A psicoterapia é um espaço para poder ser, como se pode e o que vier a ser. Para que isso aconteça, é absolutamente necessário que eu não esteja preocupado em fazer qualquer tipo de julgamento de valor.

Respeito: Para com sua individualidade, suas escolhas, para que você se sinta à vontade de fazê-las e assim se desenvolver. Respeito também nos sentidos práticos. O respeito com nossos horários, com nossos combinados e acordos.

Compreensão: Sem ela, a psicoterapia viraria um simples desabafo. É a compreensão que permite que as descobertas e as constatações sejam transformadoras na vida daquele que se propõe a esse encontro. Poder compreender nossos sofrimentos, angústias e até mesmo alegrias nos promove liberdade e autonomia para fazermos algo com os mais diversos afetos

Resultados?

Cada pessoa colhe os frutos da psicoterapia de uma forma única. Vale lembrar que o processo terapêutico não é linear; é mais sinuoso, na verdade, cheio de altos e baixos. Às vezes repetitivo, às vezes com semanas seguidas de grandes reflexões. Você verá que o investimento pessoal e financeiro é gratificante e os frutos virão, ou seja, vale a pena.